sexta-feira, 29 de abril de 2011

A sexualidade como expresão existencial do corpo humamo

O corpo humano não é somente um corpo de reações sexuais, mas é ao mesmo tempo meio de expressaõ integral da pessoa, através da linguagem do corpo.
Devido a isso a sexualidade é uma estrutura antropológica privilegiada, na qual o homem realiza uma abertura, numa dupla dimensão de necessidade e oblatividade.
Nesse contexto de encontro interpessoal se revelam as possibilidades humanas de todos os componentes do homem e da mulher: diferenças: fisiológicas, psicológicas etc. Logo a sexualidade bhumana não é apenas predisposta de uma estrutura biológica do homem e da mulher, mas também se reveste de uma dimensão inter-pessoal.
Portanto a dimensão sexual, surge pois, como uma forma de intencionalidade ou de expresão existencial do corpo huamano.
E com isso a peesoa humana é profundamente influenciada pela sexualidade a qual vem considerada como um dos fatores que dão vida a cada um dos traços principais  que a distinquem, neste sentido uma personalidade desiquilibrada é fruto de uma sexualidade desafianda.
Do sexo pois, deriva as caracteristicas que do plano biológico-psicológico e espiritual faz com que a pessoa seja homem ou mulher, condicionando grandemente o seu desenvolvimento e o seu inseri-se na sociedade.
Autor: Ronaldo Rosa de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário